Notícia Completa

A RMN-PR recebe a Itaipu Binacional em sua sede administrativa

A RMN-PR recebe a Itaipu Binacional em sua sede administrativa

Em visita à capital, na última sexta-feira (8), o grupo gestor da Itaipu Binacional conheceu a sede administrativa da RMN-PR com vistas à aproximação do legado da organização em consonância a nova parceria advinda do convênio Programa Akilomba Paraná. 

A parceria que visa atuar em 14 cidades de seis (6) regiões do estado tem a proposição em ações de resgate e registro da memória e dos saberes negros paranaenses das comunidades quilombolas, como também no enfrentamento às violências de raça e gênero vivenciadas pela população negra e povos historicamente discriminados nos âmbitos da saúde e da educação.   

Sede administrativa da RMN-PR 

O diálogo foi em torno da trajetória e das especificidades que a organização traz enquanto única atuante no estado na promoção da ação política de mulheres negras.  

“Para a gente sempre lembrar que nós estamos em Curitiba, na capital, mas o estado tem 399 municípios e tem mulher preta em todas essas localidades”, referenciou Cleci Martins sobre a aderência que a organização possui e seu compromisso, enquanto coordenadora, de exercitar ao máximo a descentralização de ações. 

A visita também contou com orientações de Itaipu sobre a potência e capacidade técnica da RMN-PR em executar com excelência este convênio, bem como do interesse que o impacto supere as dinâmicas entre associadas e público já atendido pela organização. 

No final do mês de julho a RMN-PR esteve presente em uma roda de conversa com a Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, promovida pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Um encontro de lideranças femininas que trazem a pauta da mulheridade à luz das discussões, sobretudo na garantia de direitos. 

Nesta ocasião, a ministra destacou o quão importante é o papel de Itaipu em cumprir com a responsabilidade social e ainda do compromisso do estado em fortalecer iniciativas que promovem políticas públicas essenciais. 

No momento a RMN-PR acaba de encerrar o primeiro ciclo do processo seletivo do convênio, as contratações serão de início imediato pelos próximos 22 meses. 

 

 

Comentar esta Postagem